terça-feira, 21 de agosto de 2012

Guardinha,não!!!


Infelizmente muitas pessoas usam o termo "guardinha" para descrever algumas profissões da área de segurança.

O que as pessoas devem saber antes de mais nada, é que cada profissão tem sua função,e seu nome específico, e como demonstração de respeito e educação devemos respeitar cada uma delas,seja qual for.

Mas isso não vale somente para esses profissionais, mas também a outras profissões como por exemplo: chamar um Juíz de Direito de "juizinho", um professor de "professorinho" ou "professorzinho", um prefeito de "prefeitozinho", ou um vereador de "vereadorzinho".

Todos esses termos não são "carinhosos", e sim ofensivos pois diminui (significado de diminuir = tornar menor,reduzir a menos) o profissional,e esse termo diminutivo geralmente é usado para denegrir as pessoas que estão exercendo aquela profissão, fazendo entender que não teriam qualificação para exercê-las.

Os Guardas Civis e os Agentes de Trânsitos são exemplos de classes que  sofrem com esse termo,que é usado apenas para "tornar menor" aquele profissional.

O comum  são munícipes que receberam algum auto de infração, ou orientação, que os deixaram incomodados ou nervosos cometerem esse ato, e como resposta denigrem o profissional dessa forma, para que não se caracterize um desacato.

Mas o pior são as pessoas que ao mencionar a classe usa esse termo diminutivo, mostrando a total falta de informação ou respeito a respectiva classe.O que me faz pensar dessas pessoas?

O óbvio, não respeita esses profissionais e acha que os mesmos não são qualificados para exercer-la.

Então senhores por gentileza quando solicitar uma "mocinha do café", chame-a pelo nome, garanto que essa pequena atitude vai o tornar melhor, pois amanhã poderá ser você que será chamado de "coisinho" ou "fulaninho".

E aqueles que cometem esse "equivoco" ou até "escárnio", usem de sua eloquência para reparar o constrangimento que é provocado  a esses profissionais.

Para esclarecimento:

"guardinha de banco"= Vigilante
"guardinha de trânsito" = agente de trânsito
"guardinha"= guarda civil 

Nenhum comentário: