quarta-feira, 14 de março de 2012

NOVOS GUARDAS!!!


Amanhã se iniciaram na carreira novos GMs e GMFs, eles em breve estaram fazendo o Curso de Formação para Guarda Municipal, que ainda faz parte da fase do concurso.
E creio que muitos estão com muitas dúvidas que em breve são ser esclarecidas.

Foto:Highara (arquivo pessoal)
                                          
Quando iniciamos em uma nova profissão devemos estar abertos a uma nova experiência e deixar de lado conclusões iniciais.


Muita gente entra na Guarda Municipal achando que vai ser polícia, ou que vai ser mais um "02" de uma tropa de elite, ou que vai passear de viatura.


Somos Guardas Municipais, que tem atribuição constitucional diferente dos demais órgãos de segurança pública,diferente, porém muitas vezes semelhante, pode parecer incoerente, mas é a realidade.


A Guarda Municipal foi criada antes das Polícias Militares, e era conhecida pela gentileza,respeito e trato aos cidadãos, somente fazia parte dessa corporação pessoas com idoneidade comprovada e ilibada.

Quando surgiu o Militarismo como sistema governamental no nosso país , esses profissionais foram usurpados e substituídos por policiais militares que tinham com meta a repressão aos ideais democráticos e humanos.  


Esse tempo passou e agora vivemos em um país democrático,porém nossos constituintes se esqueceram de nós na elaboração da carta magna,e descrever nossa função de maneira mais clara e objetiva.Creio que em breve essa lacuna na lei seja preenchida.
Porém nossa história mostra nossa função!


Espero que seja essa primícia que vocês se lembrem quando vestirem suas fardas pois como dizem: 


“A farda não é uma veste que se despe facilmente, mas sim uma segunda pele que adere à própria alma, irreversivelmente.(Autor Desconhecido)”

Integre-se mais,melhore seu relacionamento com todos os outros Guardas Municipais, independente de função ou setor, pois um dia será ele seu parceiro,que pode depender a sua vida, no sentido real da palavra.

E a respeito de passear de viatura, não passeamos fazemos rondas ostensivas,cuidando para que os "bens ,serviços e instalações do município" permaneçam em segurança.


 Lembre-se sempre:
1) O policial deve ser e não parecer;
2) O suor expirado em treinamentos poupa o sangue que seria derramado nas ruas;
3) Ouvir muito, ver muito e falar pouco;
4) Ninguém é melhor que ninguém;
5) Não basta querer, é preciso agir;
6) O sucesso tem muitos pais, o fracasso é órfão

E o mais importante:


Sejam Bem Vindos!!!


2 comentários:

Anônimo disse...

Olá faço parte da nova turma de Gms, estamos começando uma nova fase, com muita vontade e entusiasmo, fomos muito bem recebidos e gostaria de agradecer aos GMs que já tivemos a oportunidade de conhecer, pela boa recepção, em breve todos seremos grandes parceiros e podem contar com a gente, que a turma está empenhada e dedicada as principios da instituição e das pessoas que compoem a Guarda Municipal de Bragança Paulista, obrigado e saude e sucesso a todos, Aluno GM Tiago.

Highara disse...

Fico feliz em saber!!!
Boa sorte a todos no CURSO!!!
E meninas mostrem não nos decepcionem!!!!KKKKKK
Ass: Antigona