terça-feira, 24 de janeiro de 2012

COMANDANTES X LÍDERES


A história mundial sempre foi marcada com grandes líderes, e comandantes, mas nem sempre um comandante é um líder.

O assunto do momento é o Naufrágio do Navio Costa Concordia. Nesse mesmo assunto podemos destacar um líder e um comandante:

 - O comandante Francesco Schettino da embarcação que abandonou o navio, e com várias falácias do acontecido ainda não mostrou uma defesa plausível.Esse é um comandante.

 - O comandante Gregório Maria de Falco da Capitania do Porto de Livorno, que se mostrou irritado ao descobrir que o comandante do navio havia abandonado o navio antes de comandar uma evacuação.Esse é um líder.

Mas o que é um líder e um comandante:

Comandante de acordo com o wikipédia é um termo usado nas forças armadas, forças de segurança, marinha mercante, aviação civil ou outras organizações para designar uma função de comando ou uma graduação permanente. O termo pode designar:
  • um posto, graduação ou patente permanente, dentro de certas organizações;
  • a função e, geralmente, a forma de tratamento de uma pessoa que exerce o comando de uma unidade, subunidade, aeronave ou navio.



Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.



Francesco Schettino 

O Naufrágio

O navio Costa Concordia viajava com mais de 4.200 pessoas a bordo quando bateu em uma rocha junto à ilha italiana de Giglina noite do dia 13 de janeiro. A colisão abriu um grande buraco no casco do navio, que começou a encher de água e virou. O comandante, apontado como o responsável pelo acidente por fazer uma manobra imprudente, é acusado de abandonar a embarcação logo após o impacto, deixando tripulação e passageiros para trás. Há 11 mortos confirmados até o momento, mas 24 pessoas continuam desaparecidas.

No momento da conversa, gravada à 1h46 de sábado (hora local, 22h46 de sexta-feira em Brasília), o capitão do Costa Concordia já havia deixado o navio. O comandante Gregorio Maria De Falco, da Capitania do Porto de Livorno, ordena que ele volte ao local do naufrágio e informe quantas pessoas precisam de resgate. Schettino tenta se esquivar e irrita a autoridade marítima. "Você está se recusando?", pergunta De Falco. "Volte a bordo, c***!!". Segundo a Capitania dos Portos, o comandante foi para um rochedo às 00h30. De acordo com testemunhas, ele não voltou mais ao Costa Concordia para comandar o resgate, que prosseguiu até as 6 horas.




Personagem fictício do filme - Tropa II

COMO TORNAR-SE UM COMANDANTE MEDÍOCRE - 10 PASSOS‏



1º PASSO - SER O COMANDANTE QUE NÃO COMANDA

Ele tem como única preocupação o usufruto das regalias do cargo, desempenhando com maestria os simbolismos da função, mas sendo incapaz de fazer sentir a sua liderança (se é que tem) tanto quanto é incompetente para conquistar o respeito voluntário de sua tropa.

2º PASSO - NÃO SER EXEMPLO DE LIDERANÇA

Aquele comandante que nenhum outro comandante em níveis hierárquicos subordinados gostaria de seguir os passos.É aquele que:- Acha que o problema são os outros.- Não exerce influência sobre a tropa.- Não sabe quando assumir a responsabilidade.- Falha seriamente com a mídia.- Sempre obedece, mesmo quando raramente discorda.

3º PASSO - NÃO SABER OUVIR

Ouvir é o instrumento básico do relacionamento humano.Ouvir para conhecer.Ouvir para prestigiar.Ouvir para incentivar.Ouvir para amadurecer.Ouvir para decidir.Conhecer o subordinado; prestigiá-lo como pessoa; incentivá-lo à participação.Amadurecer para decidir.Decidir para comandar!"O comandante que não sabe ouvir é o mesmo que:- Não sabe ver a sua Corporação pelos olhos de sua tropa.- Nomeia as pessoas certas para as funções erradas.- Não sabe usar o poder mágico das palavras.

4º PASSO - NÃO TER UM OBJETIVO E UM SENTIDO PARA O SEU COMANDO.

Um comandante precisa articular uma meta comum que inspire a sua tropa a se empenhar em conjunto. Além de ser capaz de angariar o apoio coletivo.Para ser medíocre, também:- Não consiga estimular a sua tropa.- Não se empenhe para desbloquear os canais obstruídos.- Não saiba tirar disciplina da liberdade concedida.

5º PASSO - CRIAR UM CLIMA DE DESCONFIANÇA

Esta condição gera uma disputa interna por cargos e funções. Não há confiança e respeito entre os graduados integrantes da estrutura administrativa superior. Os atritos são constantes e geram fofocas e incidentes de assédio moral.Este comandante é aquele que:- Não aceita que até mesmo a pior falha pode ser superada.- Trata mal o portador das más notícias e com medalhas os bajuladores.- É incapaz de proteger a sua tropa contra os graduados lunáticos.- Não quer ser o melhor, pois teme as responsabilidades decorrentes.



6º PASSO - BUSCAR ELOGIOS E NÃO RESULTADOS

Estes comandantes estão preocupados simplesmente em livrar as suas peles e manter as suas gratificações pelo maior tempo possível.Este comandante:- Não ajuda a derrubar barreiras.- Não aceita a opinião de sua tropa.- É autoritário.- Não aceita erros, mesmo que estes ocorram com a intenção de fazer o certo.- Acredita que as boas idéias só podem surgir na cabeça de Secretários, Coronéis ou qualquer outros que tenham poder de mudar a sua medíocre situação funcional.- Não desafia a sua tropa para superar os limites.

7º PASSO - NÃO ASSUMIR RISCOS CALCULADOS

Não compreende que atualmente as Corporações devem, para permanecerem vivas e fortes, elogiar e promover aqueles que correm riscos, mesmo que fracassem de vez em quando. Aqueles que nunca erraram nunca fizeram nada para melhorar a Corporação.Estes comandantes também:- Preferem as pessoas que seguem o padrão do que aquelas que pensam por si mesmas.- Não dão oportunidades aos profissionais promissores.- Têm medo de quebrar as regras que não fazem sentido.



8º PASSO - NÃO PREPARAR O SEU PESSOAL

Estes comandantes menosprezam os treinamentos, pois querem simplesmente ver o pessoal em postos de serviço para dar uma satisfação aos políticos. Acham os cursos, estágios, treinamentos e outros, dispensáveis e de menor importância. Quando o GCM erra por falta de conhecimentos técnicos, este tipo de comandante quer crucificá-lo.



9º PASSO - ESTIMULE A DESUNIÃO

O comandante que não é justo no estabelecimento de punições ou, pior ainda, na concessão de prêmios e condecorações, beneficiando preferencialmente aqueles indicados politicamente ou que se estruturam pela bajulação, em detrimento dos que realmente estão correndo os riscos da atividade policial, gera um clima de descontentamento e desunião no seio da tropa.



10º PASSO - NÃO SE PREOCUPE COM A QUALIDADE DE VIDA DE SUA TROPA

Os comandantes que não têm a menor preocupação com as condições de moradia, saúde, educação, lazer e salarial de sua tropa, não se preocupando com fatores importantes como: escala de serviço, ambiente de trabalho adequado, assistência médica, promoções, acompanhamento psicológico, assistência jurídica, etc; são os verdadeiros comandantes medíocres.

5 comentários:

agmbr disse...

TALVEZ POR SEREM ASSIM ! MEDIOCRE, IMCOPETENTES E ANALFABETOS FUNCIONAIS.

Jacke-Lika disse...

Existe algum telefone para contato com a associação??

Gostaria de saber quando sera o resultado do teste psicológico da guarda, obrg, abs

Anônimo disse...

Jake naum temos informacoes oficiais porem, ficamos sabendo que algumas pessoas ja foram contactadas para apresentacao de documentos, eu recomendo fazer contado na secretaria de transito e seguranca

Anônimo disse...

Se houver problema com alguma documentação e demorar mais ou menos uns dois meses para resolver,a administração esperaria ?

Anônimo disse...

Entre a nomeação e a posse quanto tempo leva mais ou menos???